História


A Primeira Igreja Batista do Crato foi fundada a partir de atividades missionárias da Primeira Igreja Batista de Fortaleza,que realizavam ações sociais e evangelísticas na cidade. Após algum tempo compraram um terreno onde foram construídos um templo e uma casa pastoral na Rua Irineu Pinheiro, 187, em Crato.

Em dezembro de 1984 chegou uma família de missionários da Junta de Missões Nacionais: Pr. Renirton, sua esposa, Noêmia e um filho, Rubens, para trabalharem no Campo do Crato.

Em abril de 1986 foi organizada a igreja com vinte membros.

Em 1991 o casal foi transferido para outro campo missionário e a Igreja ficou sob a direção do Pastor Samuel Macêdo Lobo e sua esposa Marinila Munguba.

Em 1999 o Pastor Hélio Damasceno foi consagrado ao ministério pastoral e assumiu a vice-presidência da igreja, atuando ao lado do Pastor Samuel Macêdo nos trabalhos ministeriais.

Em 2014, a Igreja mudou-se para um novo endereço, na Av. Perimetral Dom Francisco, 231, bairro São Miguel, onde foi construído um templo com capacidade para 1200 pessoas.

Em 2019, o pastor Samuel Macêdo assumiu a posição de Pastor Emérito, passando a presidência ao pastor Hélio Damasceno.

Declaração de Fé


Para os Batistas, as Escrituras Sagradas, em particular o Novo Testamento, constituem a única regra de fé e conduta, mas, de quando em quando, as circunstâncias exigem que sejam feitas declarações doutrinárias que esclareçam os espíritos, dissipem dúvidas e reafirmem posições.

A declaração doutrinária da PIB Crato segue a da Convenção Batista do Brasil que pode ser resumida nos seguintes pontos:

1 - A Bíblia é o registro da revelação de Deus a humanidade, escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. Tem por objetivo revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a Glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro,e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.

Missão


Viver e semear a Palavra de Deus para o crescimento, frutificação e edificação do homem, levando-o a uma plena dependência de Jesus Cristo.

Visão


Ser uma igreja relevante na Região do Cariri, servindo de forma ativa e intensa para refletir a glória de Deus.

Pastores

Pastor Hélio Damasceno

Presidente da PIB Crato

Natural de Aracati, Ceará. Casado com Márcia Clébia, tem dois filhos lindos e abençoados, Irving com 19 anos e Lissa com 1 ano e 7 meses. Graduado em Teologia, Pedagogia e História. Pós-graduando em Aconselhamento Bíblico. Consagrado ao ministério pastoral em 1999.

Samuel Macêdo Lobo

Pastor Emérito

Natural de Crato, Ceará. Graduado em química industrial e engenharia química pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri, além de ser pastor da primeira Igreja Batista em Crato, com mestrado e doutorado em aconselhamento clínico pastoral pela Universidade Cristã da Flórida, em Orlando, Estados Unidos.

Diretoria

Liderança Ministerial

Dirigentes de Congregação

X